quarta-feira, 26 de outubro de 2016

O princípio da honra

O PRINCÍPIO DA HONRA



Pesquisando os Evangelhos, você encontrará outras pessoas que receberam o pleno galardão, uma recompensa parcial ou nenhuma recompensa. Cada ocorrência reflete unicamente a forma como elas lidaram com a honra. Em algumas, vemos a falta evidente da honra devida; em outras, observamos a honra abundante e cordial; em outras, ainda, vemos a desonra grosseira quando se aproximam de Jesus. Ainda que a honra não se revele de imediato nas passagens, ainda assim o padrão, ou princípio, permanece; é uma lei espiritual, pois Deus diz:

"... aos que me honram, honrarei, porém os que me desprezam serão desmerecidos". - 1 Samuel 2:30

A honra é uma chave essencial para recebermos do céu.
Este princípio é especialmente enfatizado bem antes da paixão de Cristo. Jesus estava na casa de Simão, o leproso, em Betânia. Quando Ele se reclina à mesa, uma mulher se aproxima com um vaso de alabastro contendo um caríssimo óleo de nardo. O preço desse perfume era correspondente a um ano de trabalho de um trabalhador normal. Depois de chorar para lavar os pés de Jesus, ela os seca com seus cabelos; em seguida abre o vaso de nardo e o derrama sobre a cabeça de Jesus.

Ela honrou a Jesus ungindo-o abundantemente, mas nem todos se alegraram com sua espontaneidade: "Indignaram-se alguns entre si e diziam: 'Para que este desperdício de bálsamo? Porque este perfume poderia ser vendido por mais de trezentos denários e dar-se aos pobres'. E murmuravam contra ela" (Marcos 14:4- 5).
Aquela fora uma oportunidade de honrar ao Deus dos céus e da terra honrando a Seu Filho, Jesus. Ouça a repreensão severa do Mestre: "Deixai-a; por que a molestais? Ela praticou boa ação para comigo [digna de louvor e nobre]. Porque os pobres, sempre os tendes convosco e, quando quiserdes, podeis fazer-lhes bem, mas a mim nem sempre me tendes. Ela fez o que pôde; antecipou-se a ungir-me para a sepultura... Em verdade vos digo: onde for pregado em todo o mundo o Evangelho [as boas novas], será também contado o que ela fez, para memória sua". - Marcos 14:6-9
 Jesus profetizou que a boa e bela atitude de honra daquela mulher seria enaltecida em todo lugar alcançado pelo Evangelho, não apenas naquela época, mas de geração em geração, para todo o sempre!
O princípio da honra sempre permanecerá válido. Deus diz: "Honrarei aqueles que me honram, mas aqueles que me desprezam serão tratados com desprezo" (1 Samuel 2:30 )
 Observe que aqueles que não o honram serão desmerecidos. Entretanto, o usa da palavra desprezo, que é definida como "o sentimento de que alguém é indigno de consideração ou respeito",indignos da Sua atenção. Isto implicaria não levar em consideração as necessidades e orações de tais pessoas.
Ouça o que Jesus diz: "... quem me recebe, recebe aquele que me enviou" (João 13:20). Dentro do contexto do que Jesus está afirmando, receber alguém é igual a honrá-lo. Então na verdade Ele está dizendo: "Aquele que Me honra, honra ao Pai que Me enviou". É por isso que em João 5:23 Ele deixa claro o seguinte "... Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou" . Aqueles que honravam a Jesus estavam na verdade honrando ao Pai sem saber disso.

O Fluir da Honra

"Eu lhes digo que vocês não me verão mais até que digam: 'Bendito o que vem em nome do Senhor'". - Lucas 13:35
Jesus disse que Se manifestaria quando abençoássemos ou honrássemos os que viriam em nome dele. Por quê? Jesus responde a esta pergunta em outras passagens das Escrituras. Uma dessas declarações é: "Em verdade, em verdade vos digo: quem recebe [honra] aquele que eu enviar, a mim me recebe [honra]; e quem me recebe [honra], recebe [honra] aquele que me enviou" (João 13:20 )
"Quem vos recebe a mim me recebe; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou. Quem recebe um profeta, no caráter de profeta, receberá o galardão de profeta; quem recebe um justo, no caráter de justo, receberá o galardão de justo. E quem der a beber, ainda que seja um copo de água fria, a um destes pequeninos, por ser este meu discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão".(Mateus 10:40-42)
"Quem vos honra a mim me honra; e quem me honra, honra aquele que me enviou. Quem honra um profeta, no caráter de profeta, receberá o galardão de profeta; quem honra um justo, no caráter de justo, receberá o galardão de justo. E quem honrar, ainda que seja com um copo de água fria, a um destes pequeninos, por ser este meu discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão".

Primeiro : há uma estrutura de autoridade no Reino de Deus. Ela começa com o Pai e flui até Jesus, Aquele a quem Ele enviou e entregou toda a autoridade. Após a Sua ressurreição, Jesus declarou: "Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra" (Mateus 28:18). Ele é o cabeça da Igreja, e virá o dia em que Ele apresentará o Reino de volta a Seu Pai, uma vez que toda rebelião terá sido posta debaixo dos Seus pés (ver 1 Cor 15:24-26)

Segundo : os profetas do Antigo Testamento atuavam como porta-vozes do Senhor (ver Ex 4:16; 7:1). Hebreus 1:1-2 vem mais adiante confirmar isso: "Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho". E o Novo Testamento o reitera pela forma pela qual um dia Jesus ressuscitou dentre os mortos e subiu aos céus: "E Ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres" (Ef 4:11).
Se Jesus estivesse se dirigindo a nós hoje, talvez falasse deste modo: "Quem honra um apóstolo no caráter de apóstolo receberá galardão de apóstolo; quem honra um pastor no caráter de pastor, receberá galardão de pastor" - válido também para profetas, evangelistas ou mestres.Em Mateus 10, Jesus passa de honrar um profeta (ou aqueles que estão na liderança), para honrar um justo, e depois termina com "honrar os pequeninos". Na verdade, Ele cobriu todas as bases e dinâmicas de autoridade com as quais os crentes entram em contato — aqueles que estão acima de nós em autoridade, os que estão no nosso nível, e finalmente os que estão sob os nossos cuidados ou autoridade delegada. Todo ser humano que encontramos se encaixa em uma destas três áreas.

Se honrarmos os que estão acima de nós... receberemos uma recompensa. Se honrarmos os que estão no nosso nível (nossos irmãos)... receberemos uma recompensa. E finalmente, honrando aqueles que estão sob os nossos cuidados e sob a nossa autoridade... também receberemos uma recompensa. Lembre-se da nossa paráfrase: "Vocês não Me verão mais até que honrem aqueles que Eu enviar em Meu nome". Se unirmos esta frase aos versículos de Mateus, descobriremos que cada um desses três níveis traz consigo uma tremenda recompensa do céu. De igual modo, essas recompensas trazem sempre consigo revelações maiores e uma percepção mais clara de quem é Jesus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário