TEMPO A SÓS COM DEUS
“Passo pela vida como um transeunte a caminho da eternidade, feito à
imagem de Deus mas com essa imagem aviltada, necessitando de que se lhe
ensine a meditar, adorar, pensar.” - Donald Coggan,
A superficialidade é a maldição de nosso tempo. A doutrina da satisfação
instantânea é, antes de tudo, um problema espiritual. A necessidade urgente
hoje é de
pessoas profundas.
As Disciplinas clássicas da vida espiritual convidam-nos a passar no
viver na superfície para o viver nas profundezas. Elas nos chamam para
explorar os recônditos interiores do reino espiritual para que sejamos a resposta a um mundo vazio. John Woolman aconselhou: “É bom
que vos aprofundeis, para que possais sentir e entender os sentimentos das
pessoas.”
Na intenção de Deus, as Disciplinas da vida espiritual são para seres
humanos comuns.
São mais bem
exercidas no meio de nossas atividades normais diárias. Se elas devem ter
qualquer efeito transformador, o efeito deve encontrar-se nas conjunturas
comuns da vida humana.
O objetivo das Disciplinas é o
livramento da sufocante escravidão ao auto-interesse e ao medo.
Quando a
disposição interior de alguém é libertada de tudo quanto o subjuga,
dificilmente se pode descrever essa situação como tarefa ingrata e monótona.
Cantar, dançar, até mesmo gritar, caracterizam as Disciplinas da vida espiritual. “Como suspira a corça pelas correntes das
águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma. A minha alma tem sede de
Deus, do Deus vivo” (Salmo 42:1, 2).
Interiormente você tem suspirado por lançar-se em águas mais
profundas.
Depara-se com duas dificuldades :
1. A primeira é de ordem filosófica.
A base materialista segura o homem no mundo físico,confinados a uma caixa de espaço-tempo.
2. A segunda dificuldade é de ordem prática.
Simplesmente não sabemos
como explorar a vida interior.Não faz parte da nossa cultura
Pecado não são apenas atos individuais de desobediência.
Na sua carta aos Romanos, o apóstolo Paulo freqüentemente se refere
ao pecado como uma condição que infesta a raça humana ( Romanos 3:9-
18). O pecado como condição abre seu caminho através dos “membros do
corpo”; isto é, os hábitos enraizados do corpo (Romanos 7:5 e seguintes). E
não há escravidão que possa comparar-se à escravidão de " hábitos
pecaminosos arraigados."
Diz Isaías 57:20: “Os perversos são como o mar agitado, que não se
pode aquietar, cujas águas lançam de si lama e lodo.” O mar não necessita
fazer nada de especial para produzir lama e lodo; isto é o resultado de seus
movimentos naturais. É o que também se verifica conosco quando nos
achamos sob a condição de pecado.
Os movimentos naturais de nossas vidas produzem lama e lodo. O pecado é parte da estrutura interna de nossas vidas.
Não há necessidade alguma de esforço especial. Não é de admirar que nos
sintamos enredados.
Nosso método comum de lidar com o pecado arraigado é lançar um
ataque frontal. Confiamos em nossa força de vontade e determinação. Qualquer que
seja nosso problema ( ira, amargura, glutonaria, orgulho, incontinência sexual,
álcool, medo ) decidimos " nunca mais repeti-lo ": Oramos contra ele, lutamos
contra ele, dispomos nossa vontade contra ele. Tudo, porém, é em vão e uma
vez mais nos encontramos moralmente falidos ou, pior ainda, tão orgulhosos
de nossa justiça exterior que “sepulcros branqueados” é uma descrição suave
de nossa condição.
Heini Arnold, em seu livro(Liberdade de Pensamentos Pecaminosos), escreve: “Desejamos
deixar perfeitamente claro que não podemos livrar e purificar nosso próprio
coração exercitando nossa própria `vontade'“.
Na carta aos Colossenses, Paulo cita algumas formas exteriores que as
pessoas usam para controlar o pecado: “não manuseies, não proves, não
toques.” E então acrescenta que estas coisas “com efeito, têm aparência de
sabedoria, como culto de si mesmo”.No momento em que achamos que
podemos ter êxito e alcançar a vitória sobre o pecado mediante a força de
nossa vontade somente, esse é o momento em que estamos cultuando a
vontade.
A força de vontade nunca terá êxito no trato com os hábitos
profundamente arraigados do pecado.
Emmet Fox escreve: “Tão-logo você
resista mentalmente a qualquer circunstância indesejável ou não buscada, por
esse próprio meio você a dotará de mais poder - poder que ela usará contra
você, e você terá esgotado seus próprios recursos nessa exata medida.” Heini
Arnold conclui: “Enquanto acharmos que podemos salvar-nos a nós mesmos
por nossa própria força de vontade, a única coisa que fazemos é tornar o mal
que há em nós mais forte do que nunca.”O “culto de si mesmo” talvez possa ter uma demonstração exterior de êxito por algum tempo, mas nas brechas e nas fendas de nossa vida sempre há
de revelar-se nossa profunda condição interior.
“Porque a boca fala
do que está cheio o coração. ... Digo-vos que de toda palavra frívola que
proferirem os homens, dela darão conta no dia de juízo” (Mateus 12:34-36)
Mediante a força de vontade as pessoas podem fazer boa figura durante
algum tempo; cedo ou tarde, porém, virá o momento desprevenido quando a
“palavra frívola” escapará, revelando o verdadeiro estado do coração. Se
estivermos cheios de compaixão, isto será revelado; se estivermos cheios de
amargura, isto também se manifestará,quando estamos
com outras pessoas, aquilo que somos vem à tona.Somos traídos pelos olhos, pela
língua, pelo queixo, pelas mãos, pela linguagem de todo o nosso corpo. A
força de vontade não tem defesa contra a palavra frívola, contra o momento
desprevenido. A vontade tem a mesma deficiência da lei - ela pode lidar
somente com as exterioridades. Não é suficiente para operar a transformação
necessária da disposição interior.
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