segunda-feira, 25 de julho de 2016

Origem do Discipulado

A origem do discipulado

Um dos textos do Velho Testamento que descreve essa relação de discipulado e esclarece o princípio que ora abordamos,encontra-se em 1 Reis 19:9-21
Vamos examinar atentamente o contexto em que essa passagem se acha inserida.
Eliseu estava arando a terra,quando Deus enviou Elias a ungi-lo. Eliseu seguia junto a última junta de bois,o que revela dois pontos do seu caráter:
1) Espírito vigilante e responsável para com a tarefa que Deus confiara as suas mãos.Ir atras das outras juntas possibilitava observar se tudo ia bem,e,se necessário,retificar alguma coisa que saísse errada.
2) Pode-se perceber que seu coração não estava apenas no trabalho secular,mas que aguardava algo mais do que aquilo com que se ocupava no dia-a-dia.
Estando ao lado da última junta,ele poderia deixar tudo e partir,caso Deus o chamasse,sem prejudicar o trabalho das outras onze que iam adiante.
E foi exatamente o que aconteceu.Quando chegou sua vez,ele deixou tudo e seguiu o profeta.
É interessante notar o que Elias disse a Eliseu,depois que este decidiu segui-lo : " Vai e volta,pois já sabe o que fiz contigo".
Eliseu havia sido sobrenaturalmente atraído a seguir aquele que se tornaria seu mestre.De acordo com versículo 21,Eliseu servia a Elias.Alguns insistem em trocar o sentido desse contexto para " Eliseu servia a Deus",mas a Bíblia é clara:" Eliseu servia a Elias,o que na verdade significa que servia a Deus.
O curso de Eliseu durou 11 anos.Durante esse tempo de treinamento e discipulado teve de aprender não apenas exercer a função de profeta,mas também de viver como profeta.
A história fecha-se com chave de ouro.Esse discípulo que,após fazer ao servo de Deus um único pedido,humildemente o seguiu e o serviu por longos anos,não só recebeu unção dobrada para o ministério como tambem realizou duas vezes mais milagres que Elias.
Eliseu aprendeu a ser um bom discípulo porque tinha sido atraído pelo próprio Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário